CDSA/UFCG lança edital para segunda licenciatura em Educação Escolar Quilombola
Escrito por Jacqueline Oliveira em 17/10/2024
A Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFCG em Sumé é ofertada como segunda licenciatura com 35 vagas pelo PARFOR. Todos os procedimentos inerentes ao processo seletivo serão realizados de forma presencial. O público prioritário são os professores quilombola ou que atuem em escolas que recebem estudantes oriundos de Comunidades Quilombolas.
Atendendo ao disposto no Edital CAPES PARFOR EQUIDADE nº 23/2023 serão ofertadas vagas com possibilidade de recebimento de bolsa pelo cursista, sendo uma (01) bolsa mensal no valor de R$700,00 (setecentos reais) a ser paga pela CAPES diretamente aos alunos matriculados e selecionados para Bolsa, conforme Lista de Classificação.
As aulas ocorrerão nos dois primeiros meses na Universidade campus Sumé, sempre às sextas e sábados. Já no terceiro mês as atividades serão nas comunidades.
As inscrições para participação no Processo Seletivo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica -PARFOR EQUIDADE serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico (https://comprov.ufcg.edu.br/graduacao/141-licenciatura-em-educacao-do-campo.html), o qual ficará disponível para inscrição dos CANDIDATOS no período de 14 de outubro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 31 de outubro de2024, observado o horário oficial de Brasília-DF.
Poderão participar nos cursos ofertados por meio deste edital os professores da rede pública de educação básica, das redes de formação por alternância, e o público de demanda social (cota) que:
I – Tiverem currículo cadastrado na Plataforma Freire (https://freire.capes.gov.br/);
II – Possuírem diploma de Licenciatura em qualquer área do conhecimento;
III – Ser Docente lotado em Escola Quilombola ou Escolas que recebam crianças, jovens e adultos de comunidades quilombolas, com vínculo com Secretaria Municipal ou Estadual de Educação;
IV – Apresentarem comprovação específica: de acordo com a legislação vigente, caso sejam indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, sindicatos e/ou cooperativas e/ou associações de produtores rurais, pessoas surdas ou público-alvo da educação especial (conforme modelo anexo);
V -Ser Educador popular ou quilombola com diploma de Licenciaturas em qualquer área do conhecimento que atua em ações educacionais em entidades, movimentos e/ou grupos sociais: apresentar declaração de indicação do responsável pelo grupo ao qual está vinculado; e Profissional da agricultura familiar: que comprove sua atuação
profissional no campo e comunidade quilombolas ou junto a extensão rural em organizações da agricultura familiar, assentamentos ou acampamentos da reforma agrária.
O processo seletivo para provimento de vagas no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (PARFOR-EQUIDADE) compreenderá 03 etapas:
I – Etapa 1: Submissão da documentação;
II – Etapa 2: Avaliação da Carta de Intenção/Motivação pela Comissão de Seleção;
III – III. Etapa 3: Prova de Habilidade Específica.
>> Edital aqui